State of FinOps
Uma das principais atividades da FinOps Foundation é a produção do relatório anual State of Finops, que oferece insights valiosos sobre o estado das operações financeiras em empresas de tecnologia.
O relatório State of Finops é baseado em uma pesquisa realizada com profissionais de finanças em empresas de tecnologia em todo o mundo. A pesquisa cobre uma ampla gama de tópicos relacionados às operações financeiras, incluindo controle de custos, gerenciamento de orçamento, conformidade regulatória, automação de processos e muito mais.
O objetivo do relatório é fornecer uma visão geral do estado atual das operações financeiras em empresas de tecnologia e ajudar a identificar tendências emergentes. Ele também ajuda os profissionais de finanças a avaliar seu próprio desempenho e a tomar decisões baseada em dados e experiências sobre como melhorar suas operações financeiras.
Além disso, o relatório State of Finops fornece insights sobre os principais desafios enfrentados pelas empresas de tecnologia em relação às suas operações financeiras. Isso inclui desafios relacionados à escala, complexidade, regulamentação e cultura organizacional. Ao identificar esses desafios, o relatório ajuda as empresas de tecnologia a desenvolver estratégias para superá-los e melhorar suas operações financeiras.
O relatório é produzido em colaboração com uma série de parceiros, incluindo empresas de tecnologia, provedores de serviços financeiros e consultorias de negócios. Isso ajuda a garantir que o relatório seja baseado em dados precisos e atualizados, bem como em insights práticos e relevantes.
Principais Insights de 2023
Vale ressaltar que os dados estão disponíveis no site, mas tomei a liberdade de dar alguns “pitacos”. Lembrando que o conteúdo desse post contem algumas opiniões minhas e que, não necessariamente, refletem a opinião da fundação.
-
Entre 2022 e 2023 houve um aumento na frequência das previsões de gastos em nuvem. O número de empresas que fazem forecasts mensais quase dobrou em um período de um ano.
-
Esse dado é importante porque, segundo o relatório, observabilidade de custos ainda é a iniciativa mais importante, segundo a pesquisa, para estabelecer uma cultura FinOps. Mais observabilidade permite uma maior coleta de dados, gerando previsões mais acuradas e frequentes.
-
Houve um aumento no número de terceirização de serviços. Na minha opinião é um ótimo sinal. Isso significa que empresas estão levando em conta não só os custos de nuvem mas também o custo de oportunidade em terceirizar atividades que não são o “core” da empresa. Permitindo que engenheiros foquem naquilo que gera melhor Eficiência Operacional.
-
Por outro lado quanto mais maduro o time de FinOps de uma empresa, menos ele precisa de terceiros. Com certeza por já ter alcançado níveis altos de automação e otimização.
-
A grande maioria das empresas ainda está planejando a automação. Ainda é tempo de certificar seus profissionais, espalhar a cultura FinOps em sua empresa e atingir a tão sonhada eficiência operacional do uso de nuvem. Em países com câmbio desvalorizado e altos impostos, como o Brasil, eficiência operacional pode ser a diferença entre uma empresa se manter competitiva ou desaparecer.
E você, o que achou da pesquisa e dos insights?
Conteúdo traduzido e adaptado de State of Finops produzido pela FinOps Foundation.