Featured image of post Como Foi Minha Jornada de FinOps - Parte 1

Como Foi Minha Jornada de FinOps - Parte 1

Um breve relato de como avançar em FinOps

Aviso Importante

Importante ressaltar que as informações abaixo são da minha vivência em FinOps e não necessariamente retratam o previsto pela FinOps Foundation.

Antes de FinOps

Primeiramente, acho que é preciso que todos saibam que FinOps não era a minha vertente principal de trabalho. Minha carreira toda em TI foi como DevOps/SRE e atualmente eu me encontro como Especialista SRE e atuando diretamente com FinOps em um time de 4 pessoas, contando comigo. Não quero me alongar nesse ponto, então caso se interessem, podem conferir minha jornada pessoal no meu LinkedIn.

Iniciando a Jornada

Por volta de Abril de 2022, meu líder (quem eu só tenho a agradecer), chegou para mim com a ideia de iniciarmos um time de FinOps na empresa e confesso que no começo eu temia bastante em avançar com esse tema e disse que pensaria na proposta. Hoje eu agradeço por ter recebido a proposta e por ter aceito ela. Apesar dos temores, combinamos de iniciarmos o tema na empresa e caso eu não quisesse avançar com o projeto, não teria problema algum.

Foi assim que iniciamos o que chamamos de “Frente de Redução de Custos”. Essa frente consistia em realizarmos o processo de Benchmark (avaliação do cenário com outras empresas e mapeamento de oportunidades), levantamento de formas de economia em nuvem, melhoria de processos, identificação de recursos ociosos, processos de ajuste de tamanho da máquinas (Rightsizing), entre outros.

Isso nos deu uma visão do que poderíamos começar a fazer e gerar impacto na empresa.

“FinOps é Sobre Convencimento”

Eu costumo usar essa frase como um ponto principal no caminho para FinOps e foi exatamente por ai que o Prado (meu líder) e eu iniciamos a apresentação e desenvolvimento da cultura na empesa. Ele já tinha a ideia de levarmos uma proposta do que havíamos levantado na etapa anterior para o diretor de TI. Para “convencermos” sobre a adoção de FinOps nos reunimos em torno de uma apresentação que demonstrava um caminho que precisaríamos seguir para alcançar resultados propostos.

Durante esse processo, tivemos que passar por reuniões com gestores diretos, apresentação de propostas, provocações dos times de engenharia e por fim apresentar FinOps para todos de TI. Se isso não foi sobre convencer as pessoas, eu não sei mais como clarear essa ideia para vocês. Rsrsrs.

Resultados

Vamos para o que nos interessa aqui, quais os resultados alcançados? Vou listar os impactos para que fique mais fácil de avançarmos…

  • Começamos a propagar a cultura de FinOps na empresa;
  • Fomos capazes de continuar evoluindo nossas aplicações com um custo de menos R$1 Milhão/mês;
  • Reduzimos em 12% o valor total em nuvem no ano;
  • Iniciamos um time de FinOps na empresa;
  • Pudemos apoiar a empresa em alcançar a margem do EBITDA (garantindo PPR e impacto aos acionistas).

Quer ver um pouco mais sobre essa jornada? Veja o Meetup da Boa - FinOps

Quer que eu continue com o resumo do segundo ano ou traga mais detalhes de um dos temas abordados? Deixe seu comentário ou fale comigo nas redes sociais.

Criado com Hugo
Tema Stack desenvolvido por Jimmy